Febre Amarela: Gestantes e lactantes podem tomar a vacina?

Postado em:
Blog - Saúde do bebê
- 30/01/2018 22:32:14

febre amarela voltou a ser assunto nesse começo de 2018. Isso porque foram registrados novos casos em humanos e macacos. A partir disso, muitas perguntas surgiram e aqui vamos tentar responder algumas delas para as mamães.

A partir de que idade já pode tomar a vacina?

Crianças devem tomar a vacina dose única aos 9 meses. Em casos de viagem para áreas de risco ou surtos,o pediatra é quem vai determinar. É importante ressaltar que a partir deste ano (2018) a vacina contra febre amarela faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e pode ser encontrada nos postos públicos de saúde .

Gestantes podem ser imunizadas?

Normalmente a vacina é contraindicada para as gravidinhas, mas a recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) é que a imunização seja realizada durante a gravidez se elas estiverem situações onde o risco da infecção é maior que os riscos potenciais da vacinação.

E as lactantes?

Normalmente, a vacina é contraindicada para as mulheres que estão amamentando. Até o 6º mês do bebê. Mas, segundo a SBIm, caso seja inevitável tomar a vacina, a mulher deve suspender o aleitamento por 10 dias após a vacinação.

O que é dose fracionada?

Trata-se da divisão da dose antes aplicada: a dose padrão contém 0,5 ml e a versão dividida passa a ter 0,1 ml. Ou seja, uma vacina que antes era destinada para uma pessoa pode ser aplicada em quatro indivíduos ou cinco. Quem toma a dose padrão (0,5 ml) estará imunizado para a vida inteira. Quem toma a dose fracionada (0,1 ml) estará protegido por pelo menos 08 anos. A versão fracionada será utilizada nas campanhas de vacinação dos Estados de São PauloRio de Janeiro e Bahia.

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Peanut: O
Peanut: O "Tinder" da mamães
Música para mamães e bebês
Música para mamães e bebês
Fruta in natura é melhor que suco
Fruta in natura é melhor que suco
Clube de assinatura: o que é?
Clube de assinatura: o que é?
Confirmado! A gravidez muda o cérebro das mulheres
Confirmado! A gravidez muda o cérebro das mulheres

Receba novidades