Fruta in natura ť melhor que suco

Fruta in natura ť melhor que suco

Postado em:
Blog - Saķde do bebÍ
- 27/02/2018 16:30:06

A alimentação complementar é o conjunto de todos os alimentos oferecidos no período após a amamentação exclusiva (recomendado até o sexto mês de vida). A criança continua se alimentando com o leite materno, porém, sem exclusividade. 
Além de ter como função suprir as necessidades nutricionais, a partir dos 6 meses, a alimentação complementar molda os hábitos alimentares da vida da criança, é o primeiro contato com as práticas que carregamos para o resto da vida. É um momento de adaptação, onde seu filho irá experimentar novos sabores, cores, aromas e texturas.
Mas vamos para a pergunta que não quer calar: Por que fruta in natura é melhor que suco?

A fruta tem mais fibras e vitaminas que o suco, além disso, estimula a mastigação do bebê. O grande problema é que, geralmente, os pais dão o suquinho no lugar da fruta in natura. E alguns chegam a substituir a água ou uma refeição pelo líquido. Então, a partir da observação desses hábitos e costumes, em 2012, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) resolveu incluir no manual de nutrologia a recomendação de evitar a oferta do suco natural para crianças a partir de 6 meses. Não é que seja proibido, mas o consumo acaba sendo exagerado e tomando o lugar de outros alimentos.

Quando falamos de obesidade infantil, os suquinhos também são uma ameaça, pois trata-se de um alimento com uma carga calórica muito grande e que não pode ser reduzida. Para fazer um suco de laranja, por exemplo, vão de 2 a 3 unidades da fruta. Ao comer o alimento in natura, a criança chupa alguns gominhos, bem longe da quantidade calórica que o suco oferece. 

Outro fato importante é que ao tomar o suco, a criança não exercita importantes funções do seu desenvolvimento, como mastigar e engolir.  Quando o pequeno come a fruta, sente melhor a consistência do alimento, seus sabores e texturas. 

Oferecer futas para seus filhos, além de saudável, prático e econômico, muitas vezes é um incentivo para as mamães também fazerem escolhas mais saudáveis no dia-a-dia.

Categorias

Fique informado!

+ Posts

As primeiras palavras do bebÍ
As primeiras palavras do bebÍ
AlimentaÁ„o da gestante
AlimentaÁ„o da gestante
Massageando o bebÍ: Shantala
Massageando o bebÍ: Shantala
Peanut: O tinder das mam„es
Peanut: O tinder das mam„es
Mķsica para mam„es e bebÍs
Mķsica para mam„es e bebÍs

Receba novidades